Edição Atual

Revista Sísifo – Feira de Santana – (2014-)

nº 13 vol. 2 janeiro/junho 2021

Filosofia – Periódicos

ISSN: 2359-3121

APRESENTAÇÃO

Dossiê

Ética, Política e Filosofia do Direito



Apresentação


Por que falar sobre ética, política e direito? Bem, poderíamos responder pura e simplesmente que nosso interesse é movido pelo fato de essas se tratarem de áreas sobre as quais a filosofia constrói uma reflexão desde a antiguidade até nossos tempos. Nos lembraríamos logo dos clássicos que se dedicaram a discussão de uma ou mais ou todas essas áreas. Entretanto, o nosso interesse vai além disso. Este dossiê surge na tentativa de estabelecer um diálogo entre tais áreas de modo a serem consideradas a partir de um mesmo campo teórico, a filosofia, e prático, a sociedade. Tal diálogo nos interessa na medida em que, vivendo em uma comunidade, nos parece ainda fundamental, e principalmente agora, nestes tempos sombrios, continuar a discutir, seja a partir do passado ou do presente, os fundamentos e desdobramentos do campo político e de todo aparato moral e jurídico que o constituí e dirige as ações humanas que ali acontecem.

São distintas as leituras e interpretações que compõe o presente dossiê: contamos com o professor Willis Guerra que nos apresenta uma narrativa que conecta reflexão filosófica e jurídica e que tem como um de seus objetivos mostrar como o nosso modo de ser e de existir no mundo, enquanto seres humanos, carrega características que compõe a essência daquilo que é o direito. O professor Caio nos traz em seu artigo uma interpretação sobre alguns dos escritos de Rousseau, sendo eles o Primeiro e o Segundo Discurso e o Emílio. Sua leitura é a de que tais textos estabelecem entre si um vínculo que os torna indissociáveis, tanto de um ponto de vista temporal, relativo a inspiração de Rousseau para escrevê-los, quanto teórico, por tratarem de conceitos comuns entre si como a natureza humana, a sociedade, o cidadão e a virtude. Contamos também com o trabalho de Pedro Gallina, que a partir da filosofia do direito de Kant nos explica como o filósofo entende o direito como sendo aquilo que reúne em si, na sua execução, a reflexão teórica política e a prática política. Viajando pelos tempos histórico-filosóficos, vamos a Idade Média, a partir da qual o doutorando Bruno nos apresenta a tese de João Quidort sobre um problema que perpassa toda a filosofia política produzida naquele período: a relação entre o governo e a Igreja desenhada nos conflitos entre o poder Papal e Régio. Ainda no Medievo, William, nos faz a apresentação de alguns textos nos quais Guilherme de Ockham discute o conceito de liberdade e seus diversos significados tanto relativos ao homem como a Deus e que perpassam a linha da reflexão moral, teológica e política. Por fim, aproximando a antiguidade e o mundo medieval, esta que aqui lhes escreve apresenta um artigo que tem como objetivo discutir como a retomada, por Tomás de Aquino, do pensamento de Cícero e dos juristas romanos, fez com que a filosofia política do Aquinate tomasse certo distanciamento de Aristóteles, ganhasse um viés jurídico e apontasse para ideais que florescem na modernidade. Este dossiê ainda conta uma entrevista com o filósofo e professor Alfredo Storck que nos fala um pouco sobre sua trajetória entre a filosofia medieval, o direito e a filosofia do direito.

Para terminar esta apresentação, agradeço a toda equipe da Revista Sísifo pelo convite para a organização deste dossiê, em especial a minha querida amiga Carla. Apesar das muitas dificuldades e percalços do mundo acadêmico, que ficaram ainda maiores com a pandemia, este número é enfim publicado! Agradeço a todos os colegas que aceitaram participar contribuindo com seus artigos, mas agradeço também a muitas de minhas colegas, mulheres, as quais fiz o convite, mas que por razões graves, relativas a academia, acabaram por não conseguirem o aceitar, desejo-lhes força, sempre.

Camila Ezídio

Porto, novembro de 2021.

 

 

Dossiê Ética, Política e Filosofia do Direito


Apresentação

Camila Ezídio

PDF


Do imprescindível componente teojurígeno e mitopoético na formação do humano

Willis Santiago Guerra Filho

PDF


Do primeiro Discurso ao Emílio: uma jornada em busca da virtude

Caio Cezar Pontim Scholz 

PDF


Política, reflexão e publicidade em Kant: Pressupostos históricos e comunicativos da política como “doutrina do direito em execução” (1793-1795)

Pedro Gallina Ferreira

PDF


A relação entre Igreja e Política segundo João Quidort

Bruno Strapazon Figueiredo

PDF