Chamada de dossiê


 

Dossiê “A Filosofia em Jogo e o Jogo da Filosofia” (SEGUNDO VOLUME)


Diante do grande número de contribuições que recebemos para o Dossiê "A Filosofia em Jogo e o Jogo da Filosofia", gostaríamos de estender o convite novamente para um segundo volume do Dossiê, para todos aqueles que possam ainda se interessar em publicar sobre o tema!


Diferentemente do que possa parecer, as relações entre jogo e filosofia são muito antigas, e não faltam exemplos disso: na filosofia antiga, Heráclito chama o lógos de uma criança que brinca, na filosofia medieval, João de Barros desenvolve o projeto de um livro de filosofia moral que devia se tornar um jogo de tabuleiro. Na filosofia moderna encontramos o jogo harmônico das faculdades na experiência do belo em Kant e o impulso lúdico em Schiller. Por fim, na filosofia contemporânea nos deparamos com os jogos de linguagem wittgensteinianos, as análises da fenomenologia dos objetos por Bogost a partir da experiência do design de jogos e a definição do conceito de jogo de Bernard Suits por meio de diálogos entre cigarras e formiga — e tudo isso, apenas para citar alguns exemplos. Não faltam, portanto, registros da importância do jogo para o pensamento filosófico e, inversamente, da filosofia para pensar a própria experiência do jogo. Ainda assim, diante da explícita “história da filosofia com jogos”, são relativamente escassas as publicações filosóficas que se ocupam diretamente da reflexão acerca das relações entre jogos e filosofia. 


Diante disso, considerando nossos tempos atuais, onde é cada vez maior a projeção e o papel dos games em nossas formas de vida, é necessário questionar: como a filosofia pode nos auxiliar a compreender o fenômeno do jogo e do jogar? E, de modo não menos importante: de que maneira o jogo e a reflexão a seu respeito podem nos ajudar a compreender melhor temas centrais da filosofia tais como a liberdade humana, a origem da cultura, a natureza das nossas escolhas e o próprio funcionamento da linguagem e da mente? 


Este dossiê visa a fornecer uma oportunidade para todas e todos que desejam explorar as imbricações entre filosofia e jogo, quer buscando explorar uma ou mais das questões apresentadas acima, quer ainda por outros caminhos e temas possíveis. O dossiê tem intencionalmente um caráter amplo, pois considera a pouca disponibilidade de espaços em revistas especializadas de filosofia para a discussão sobre essa temática. Dessa forma, busca-se oferecer um lugar para todas aquelas e todos aqueles que se interessam pela interface entre jogos e filosofia a desenvolverem e compartilharem suas reflexões, seja por meio de artigos originais, resenhas ou traduções. 


O prazo para o envio de textos é até 30/11/2023. 


As propostas devem ser enviadas exclusivamente para o novo e-mail da revista revistasisifofilosofia@gmail.com (não para o email antigo).


Permanecemos à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos. 



Lucas Nascimento Machado

Organizador




Dossiês Anteriores: